A Casa do Castanheiro é uma casa centenária das primeiras a ser construida nesta parte do lugar da Pedreira, no concelho do Nordeste, nomeadamente no Cinzeiro local que dá o nome á rua mais próxima, no passado era onde os locais faziam carvão a partir da lenha recolhida nas matas circundantes, destinado a ser vendido porta a porta para cozinhar e para aquecimento.
Esta casa solarenga é construida em pedra no típico estilo arquitectónico da iha de S. Miguel, com o chão em terra, forno interior cume aberto para permitir a saída do fumo, bancada em pedra com telhado em telha regional de barro.
Situada no topo da colina em lugar previligiado é a última casa antes da montanha, pelo que permite disfrutar de vistas fabulosos sobre o mar, luar que faz o mar parecer prata, e do mítico nascer do sol neste extremo da ilha.
A sua localização permite ainda disfrutar de uma interação com a natureza que a rodeia sem vinzinhos, é possivel disfrutar de uma privacidade quase única nos dias que decorrem.
O acesso á mesma é feito através de um caminho centenário, ficando a casa a cerca de 80 metros da rua corrente, esta localização permite a ausência de trânsito próximo da casa ou mesmo de pessoas.
Com a recuperação iniciada em Agosto de 2018, esta moradia foi munida de um corpo novo onde foram edificados dois quartos de casal e uma casa de banho, o material utilizado foi o betão armado de modo a dar uma sensação de rusticidade compatível com a pedra do corpo original recriando uma estrutura típica, o Guarnel, onde no passado se guardavam os cereais fora do solo para impedir o acesso de roedores e outros.
A ligação entre o corpo antigo e o novo, foi feita através de um corredor também ele em betão por trás do castanheiro, que dá o nome á casa, ficando esta árvore centenária preservada no meio da moradia, proporsionando com a sua magnifica copa nos dias de verão uma frescura e sensação de estar a casa inserida no seio da natureza que nos leva a ficar encostados numa tarde de sol a ver o mar e a relaxar.
A casa no seu interior é toda ela destinada a proporcionar o maior conforto possível aos hóspedes através do seu recheio, quer dos materiais utilizados na sua construção como a madeira de criptomerica oriunda das matas da própria ilha.
Esta madeira de criptomeria está muito presente no interior da moradia pelo que é um dos materiais mais comuns, estando presente nos tectos, na cozinha, nos armários imbutidos, e na sala comum o que leva a uma excelente eficiência energética além de promover uma exploraçao ecologica deste recruso natural dada a sua facilidade de crecimento rápido.
O chão da moradia é todo em madeira de pinho, reforçando o conforto do interior conjugado com parte das paredes e tecto em criptomerica podemos dizer que esta combinação leva os nossos sentidos a uma experiência sensorial com materiais de origem natural a lembrar o passado.
A casa possui todo o tipo de electrodomésticos de última geração, wifi em todas as divisões, cabo TV, uma salamandra localizada na sala, todo o equipamento de cozinha, vidros duplos, isolamento térmico em toda a casa, guarda-fatos e armários embutidos nos quartos.
No exterior a casa possui uma piscina com zona de lazer equipada com bancadas com capacidade para cinco pessoas, onde os clientes podem disfrutar sentados de uma bebida a olhar o mar ou o luar e receber uma massagem de água nas costas através de jatos embutidos na piscina.
Existindo ainda a possibilidade de aquecer a agua até 29 graus celcios (mediante um preço extra) através de um sistema inovador, através de uma bomba de calor eléctrica que permite uma eficiência energética muito superior aos tradicionais mecanismos de aquecimento que utilizam energias fosseis ou mesmo pelets. Esta funcionalidade tem um custo extra de 20€ por noite.
Esta area de lazer dispõe ainda de um solario com espreguiçadeiras numa area de deck num dos lados e relva na restante área, um duche de apoio á piscina, um amplo jardim com iluminaçã,o nocturna, além de uma área de churrasco próxima da mesma com uma bancada com electricidade e água, bem como iluminção.
Cada quarto de cama possuiu acesso ao exterior a partir do mesmo, um deles a norte tem acesso a um pequeno jardim interior com iluminação, um banco tradicional em pedra de lavoura. O quarto a sul tem saída para o castanheiro e posteriormente o pátio em frente da casa, os dois quartos tem janelões com porta em vidro espelhado que permite ver para fora sem ser visto no interior.
Em frente á porta principal da casa existe um pátio em pedra onde é possivel disfrutar de uma refeição a olhar o mar ao por do sol ou tomar uma bebida a ler um livro, ou apenas a ouvir os passarinhos.
Na casa não existe gás, todas as necessidaees de energia são suprimidas por energia eléctrica quer seja para cozinhar ou aquecer a água.
Aos hóspedes é propocionada a limpeza e troca de toalhas caso o desejem.
A casa do castanheiro na parte de trás da propriedade possui ainda uma área de serviço de máquinas e uma esplanada no patamar superior localizado atras da moradia, dispondo ainda de uma quinta de citrinos com 700 m.
Assim, a casa do castanheiro conjuga o conforto que a modernidade nos propociona com a história e a arquitetura dos ancestrais numa comunhão com o meio ambiente que a rodeia, numa proriedade de 1500 m2, destinada exclusivamente aos clientes que a reservarem, num serviço que se pretende exclusivo de grande qualidade.